Iniciativa Água Pública

A Água

É o principal constituinte celular, serve de meio de transporte dos nutrientes e está envolvida em todas as reações metabólicas do organismo. Sempre que bebemos água, regulamos a temperatura corporal e promovemos o normal funcionamento dos orgãos internos.

A desidratação, provocada pela ausência da ingestão de líquidos ao longo do dia, pode ser responsável por sintomas como dores de cabeça e cansaço, afetando também a capacidade de concentração, atenção e memória.

As pessoas que consomem quantidades adequadas de água diariamente, ingerem em média menos energia, consomem menos calorias a partir de bebidas com açúcar, menos gordura total e saturada, menos açúcar, menos sal e menos colesterol.

Acesso público à água

Quando a água não está disponível no espaço público, há uma tendência natural para a substituirmos por outras bebidas. Muitas vezes a oferta alternativa é constituída por bebidas mais caras, ricas em açúcares e com um impacto ambiental muito maior.

O consumo de água da companhia pode contribuir para:

  • Reduzir o gasto de energia;
  • Diminuir as emissões de CO2;
  • Diminuir a produção de resíduos plásticos para o meio ambiente.

Por tudo isto, importa promover o consumo de água pública e o seu fácil acesso em locais públicos.

Água pública de qualidade

A água da rede pública em Portugal é de boa qualidade e pode ser uma forma adequada e acessível de promover a saúde e bem-estar dos cidadãos.

Mas para que tal aconteça, é necessário que existam pontos de água acessíveis e a funcionar nos locais públicos. Desde passeios e recintos escolares até locais públicos como estações de comboio e metro, aeroportos ou centros comerciais.

E que exista uma vontade e responsabilização das entidades que fazem a gestão destes espaços para disponibilizar e promover o seu consumo.

Uma iniciativa Direção-Geral da Saúde / PNPAS

Esta iniciativa pretende dar conhecer locais em Portugal que mereciam ter água potável disponível, com a ajuda dos cidadãos.

  • Se encontrar um local com um bebedouro funcional, partilhe.
  • Se encontrar um bebedouro que não funciona, partilhe.
  • Se conhece um local onde faz sentido existir um bebedouro público, partilhe.

Veja como participar, publicando as suas fotos com a hashtag #aguapublica nas redes sociais, especialmente no twitter e no instagram mas também no Facebook.